highlike

thiago rocha pitta

herança

thiago rocha pitta  herança

source: culturarjgovbr

Em Herança – vídeo de 2007 – o artista faz uma referência ao seu pai Fernando Pitta (morto em 2006). Um barco carregando duas árvores é oferecido ao mar e lentamente vai sumindo, até desaparecer no horizonte.
.
.
.
.
.
.
.
source: eye4design

Thiago Rocha Pitta cresce na cidade histórica de Tiradentes e muda-se, quando adolescente, para a cidade serrana de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Passa a viver na cidade do Rio em 1999, quando estuda artes na UFRJ, não concluindo o curso. Além de estudar filosofia e estética em cursos livres. Em 2004 foi contemplado com o prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça. Integrou a 5° Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS, 2005. Vem expondo sua obra em diversas cidades do mundo.

Começa a mostrar seus trabalhos em 2001, com intervenções ao ar livre. Desde o início sua obra busca uma relação íntima com a natureza. Pode-se dizer que em seus trabalhos a natureza é uma espécie de co-autora. Este aspecto fica evidente em obras como Homenagem a William Turner, um vídeo de um pequeno barco pegando fogo, ou ainda no espelho/plataforma construído sobre um abismo, em que o público é convidado a andar sobre o reflexo do céu. O artista possui ainda uma larga produção de pinturas e aquarelas, sempre buscando na linguagem estados poéticos para a matéria e suas mutações.
.
.
.
.
.
.
.
source: artsynet

Thiago Rocha Pitta is best known for his “collaborations” with nature, outdoor interventions that harness its forces, processes, and beauty. He has created an inverted fountain by the side of a lake, a performance and video of a small floating boat engulfed in flames, and an installation of mirrors on a cliff to grant viewers the experience walking on the sky. Rocha Pitta is particularly interested in transformation and decay, and even in his static paintings, he seeks to express the essential energy of natural processes, whether in the dissipation of smoke or the descent of fog.