highlike

Janaina Mello and Daniel Landini

ciclotrama 20 (wave)

janaina mello landini  ciclotrama 20 (wave)

source: mellolandini

Um Ciclotrama é a secção de um ciclo contínuo e binário, é uma estrutura esquemática, de caráter hierárquico, composta de partes interdependentes.

A coreografia criada pela torção ou entrelaçamento de linhas, ora soltas, ora atadas a outros suportes, resultam um corpo orgânico, à disposição de questões referentes às dinâmicas, aos fluxos, às trajetórias e à passagem do tempo.

Ora soltos no espaço, ora utilizando-se de outros suportes, as Ciclotramas se oferecem ao espectador como um lugar de relações rítmicas. Pode ser que, metaforicamente, se assemelhem às estruturas da natureza, como as raízes de uma planta, ramos neurais, ou estruturas microscópicas, ou que ainda representem o mapeamento de caminhos e movimentos individuais, criando uma cartografia social, mas o resultado é sempre um feixe orgânico composto de partes interdependentes e interligadas.
.
.
.
.
.
.
.
source: thisiscolossal

Brazil-based artist duo Janaina Mello and Daniel Landini of Mello + Landini create tree-like installations with untwisted ropes fastened to the walls of galleries. Titled Ciclotramas, the artworks have gone through 17 different iterations since 2010, each involving some form of ropes that seem to branch through the air and splay onto surfaces like fractals or a network of neurons. The artists say they are interested in creating metaphors surrounding organic structures composed of both interrelated and independent parts, as well as the passage of time, and the “choreography of intertwining lines.”
.
.
.
.
.
.
.
source: mellolandini

Janaina Mello Landini
São Gotardo – Brasil, 1974
Vive em São Paulo.

O trabalho da artista agrega seu conhecimento sobre a arquitetura (formou-se na UFMG 1999), a física e as estruturas organizadoras para tramar a sua visão do mundo. Suas obras transitam por diversas escalas – do objeto ao espaço público – e procuram se oferecer ao espectador como um lugar de relações rítmicas, explorando as diferentes facetas das nossas próprias trajetórias pessoais.

Tem mostrado seu trabalho em Exposições e Salões por São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Belém e Paraty e Itália, entre outros.

Participa do Ateliê Fidalga (www.ateliefidalga.com.br) desde junho 2013.

Em parceria com Daniele, forma a dupla MELLOLANDINI que tem realizado alguns projetos artísticos e tem colaborado com outros artistas como produtora, cenógrafa e designer de vídeo-objetos.

Daniele Francesco Landini
Milão – Itália, 1975
Vive em São Paulo.

Em 1999, se formou em Design de produto pelo Instituto Europeu de Design de Milão. Em parceria com Janaina, tem trabalhado nos próprios projetos artísticos desde 2009. Atuou como Designer de produto primeiramente na Itália, em 1995 e a partir 2005 no Brasil, hoje também atua como Sócio/Diretor na Agência NEW360.