highlike

JORGE SANTOS

Tragaluz

source: jorgesantos

Born in Silves, 1974.

Concluded his degree in Plastic Arts at ESAD.CR, Portugal, in 2001. Received an artistic development fellowship from the Fundação Calouste Gulbenkian between 2005 e 2006, for a residence in Casa de Velázquez, Madrid. In 2007. Presented the project Running Window at the Museu Colecção Berardo in Lisbon. Received an artistic development fellowship from the Fundação Calouste Gulbenkian Uk Branch, in 2009, for a residence Spike Island, Bristo. In 2012 received a artistic fellowship from Le Petit Escalere, sculpture garden in France. Lives and works in Lisbon.
.
.
.
.
.
.
.
source: galeriapresenca

Licencia-se em Artes Plásticas na ESTAD. das Caldas da Rainha em 2001. Entre 2005 e 2006 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, numa residência na Casa de Velázquez em Madrid. Recebe em 2009 um bolsa de desenvolvimento artistico, da Fundação Calouste Gulbenkian Uk Branch, para uma residencia em Spike Island, Bristol. Em 2012 recebe uma bolsa de investigação artistica para LPE, Le Petit Escalere em França. Vive e trabalha em Lisboa.
.
.
.
.
.
.
.
.
source: e-vai

Jorge Santos considera-se um recolector de ideias e imagens, sobretudo na cidade, e constrói a sua obra de uma forma intuitiva, “mas uma intuição racional, que se desenvolve a partir da prática, muitas vezes anterior à racionalidade consciente dos processos de trabalho”. O artista centra-se no quotidiano, donde extrai imagens de uma aparente banalidade, que isola, sem a presença do elemento humano, e trabalha-as até atingir o nível de contrastes pretendidos, conferindo-lhes um elemento de surpresa assente numa narrativa aberta ao observador. Licenciado em Artes Plásticas pela ESTGAD (2001), foi monitor do Project Room do Centro Cultural de Belém e assistente de Pedro Cabrita Reis (2001/2), e no ano seguinte foi colaborador da ZDB (Galeria Zé dos Bois) em Lisboa.