Lang/Baumann
لانغ باومان
郎鲍曼
랭 바우만
Dreamgames
source: urbanshitde
Das in der Schweiz ansässige Raum- und Architektur-Studio L/B hat schon durch viele spannende Arbeiten auf sich aufmerksam gemacht. Das Duo bewegt sich mit seinen Arbeiten irgendwo zwischen Architektur und urban Interventions. Sabina Lang und Daniel Baumann stellen mit jeder Arbeit den Raum auf eine ganz eigene Art und Weise aufs neue in Frage.
.
.
.
.
.
.
.
source: artepg
Instalações, pinturas, intervenções públicas e por aí vai. Essas são algumas das modalidades artísticas já praticadas pela dupla suíço-americana Sabina Lang e Daniel Baumann ao longo de seus 23 anos de parceria. Desde 1990 – quando Lang tinha 18 anos, e Baumann, 23 –, eles assinam suas obras com o emblemático L/B, inicial dos sobrenomes. Apesar da multiplicidade de trabalhos, é nas instalações que a arte da dupla toca o universo da arquitetura e do design. Muitas delas funcionam como parasitas de construções originais. Os artistas se apropriam de espaços com obras que por vezes desafiam a gravidade ou causam ilusão de óptica – sempre saltando aos olhos do espectador.
A série de instalações Beautiful Steps, por exemplo, é quase a materialização das gravuras do holandês M. C. Escher, fonte de inspiração da dupla. São escadas surreais que levam de nada a lugar nenhum e dão a sensação de distorção do espaço comum. “Os desenhos de Escher são sobre a simultaneidade do verdadeiro e do falso. Nós tentamos alcançar o mesmo, alterando pequenos detalhes em nossas escadarias. Tornando-as inacessíveis ou mudando-as de ângulo, por exemplo”, afirmam os artistas.
Fora do mundo fantástico de Escher, Lang/Baumann se inspiram em obras de arquitetos como Oscar Niemeyer. “A escadaria do Ministério das Relações Exteriores foi a referência para o Beautiful Steps #3 e #4 (acima)”, dizem. Eles prometem inaugurar novas instalações desse tipo em Lyon e Valparaiso, em junho e março, respectivamente.
Engana-se quem pensa que eles buscam seduzir o observador com obras simplesmente belas. “Beleza significa nada e tudo ao mesmo tempo”, disse a dupla em entrevista para a mesma publicação. É por isso que Lang/Baumann usam a palavra “beautiful” nos títulos de algumas de suas obras. Com o objetivo único de instigar o público a completar um termo que consideram vazio.Outro conjunto de trabalhos célebre da dupla chama-se Comfort. Nele, tubos infláveis conduzidos por correntes de ar se contorcem pelos orifícios e cômodos de construções diversas. Há também as bolhas, que inflam para dentro ou fora dos locais. Essa série recebeu a denominação de intervenção arquitetônica, rótulo que a dupla questiona. “Nós não estamos interessados em exibir nosso trabalho no contexto da arquitetura ou do design; nós queremos interagir com as pessoas que olham para a arte”, afirmaram em entrevista para a revista francesa Palais.
.
.
.
.
.
.
.
source: pitangadigitalwordpress
Com sua arte urbana exposta nas ruas das principais cidades europeias e ocupando espaços enormes e inusitados, Lang/Baumann produzem uma dinâmica de interação impactante com a arte.
Sabina Lang e Daniel Baumann são dois artistas suecos que se consolidaram através de intervenções urbanas interferindo na paisagem da cidades e produzindo uma nova interação dos habitantes com a arte e com a própria cidade. Suas obras vultosas podem ser apreciadas por um vasto público que circula pelas ruas onde, em fachadas de prédios, em ruas movimentadas, ou, ainda, em passarelas, elas são montadas/criadas. Mas os artistas não abrem mão, também, das instalações em ambientes internos, a fim de produzir uma variedade enorme de estímulos sensoriais no apreciador de arte contemporânea.
As obras dos dois artistas foram unificados em um único projeto em 1990 com a intenção de criar peças visualmente impactantes sob um único nome, Lang/Baumann. Entre suas obras de arte estão: uma grande escala de cores em asfalto urbano e em pontes conhecidas, luminárias fluorescentes, escadas inacessíveis, parasitas infláveis que invadem prédios, entre outras. Através do trabalho com geometria e a distribuição de elementos arquitetônicos as obras produzem um efeito visual deslumbrante.
Com o nome Mais é Mais, a amostra, que inclui outras peças como coleção de fotografias de seus projetos mais populares, desenhos técnicos, desenvolvimento técnicos e esboços, concede maior destaque à cidade de Rennes, na França, onde a avenida principal foi transformada em uma obra de arte pública, interagindo com a atmosfera do local.
As características predominantes das obras de Lang/Baumann são as grandes proporções e as cores altamente saturadas, há também o uso de materiais plásticos e maleáveis que quebram a rigidez urbana transformando espaços públicos em ambientes divertidos.
.
.
.
.
.
.
.
source: culturacolectiva
Como un canvas urbano, las calles de las principales ciudades europeas se extienden en su totalidad para dar escenario a las demandantes obras del dúo dinámico Lang/Baumman.
Daniel Baumman y Sabina Lang son dos artistas de origen sueco cuyo trabajo se basa en intervenciones urbanas que alteran el espacio público; son instalaciones sobre las vías más transitadas de las ciudades que sorprenden a residentes y viajeros por su abrupta aparición sobre el mobiliario del lugar.
Desde 1990 las obras de cada artista se unificaron en un solo proyecto con la intención de crear piezas de gran impacto visual, bajo el nombre Lang/Baumman.
Incluyendo obras de arte urbano a gran escala sobre el asfalto y los puentes más conocidos, instalaciones fluorescentes, escaleras inaccesibles e inflables parásitos que invaden las edificaciones, las propuestas de esta dupla juegan con el diseño y la geometría, la distribución de elementos arquitectónicos y, por supuesto, la irrupción del entorno.
.
.
.
.
.
.
.
source: cnidnworld
Lang/Baumann由Sabina Lang和Daniel Baumann創辦。這兩位瑞士藝術家從九十年代開始合作無間。他們參與包括裝置藝術、雕塑、建築和「關係政策」等的工作。他們推崇美感、參與和致力為觀眾帶來享受,同時他們十分重視感知和公共空間的概念。