highlike

Alê Abreu

The Boy And The World
Academy Award nomination for Oscars 2016 Animated feature film

Ale Abreu  O Menino e O Mundo

source: omeninoeomundoblogspot
O Menino e o Mundo/ The Boy and the World

Equipe/Cast and Crew

direção/director
Alê Abreu

assistência de direção/director assistant
Priscilla Kellen

produção executiva/ executive production
Tita Tessler
Fernanda Carvalho

música original/ original song
Gustavo Kurlat
Ruben Feffer

participações especiais/ special participations
Emicida
Naná Vasconcelos
Barbatuques
GEM-Grupo Experimental de Música

roteiro/ script
Alê Abreu

montagem/ assembly
Alê Abreu

assistência de animação / animation assistant
Bruno Coltro Ferrari
Daniel Puddles
Diogo Nii Cavalcanti
Erika Marques de Lima
Estela Damico
Gabriela Casellato
Jozz
Mário Ferreira
Midori Sato
Monito Man
Rafael Lucino
Renan Xavier

câmera, efeitos e composição/ câmera, efects and composition
Débora Fernandes
Débora Slikta
Luiz Henrique Rodrigues
Marcus Vinicius Vasconcelos

assistência de animação- apoio/ animation assistance- support
Anderson Sanchez dos Santos
Gustavo Duque Estrada
Leandro “bllues”Oliveira
Leonardo Conceição
Mariana Waechter
Raquel Fukuda (FILE ANIMA+GAMES curator)

………………………….

ANIMAÇÃO ADICIONAL / ADDITIONAL ANIMATION

abertura e encerramento/ begining and ending (mandala)
Studio Ni

animação/ animation
Baboo Matsusaki

sequência da fábrica de roupas alien/ sequence of the “alien” clothing factory
Split Filmes

animação/ animation
Jonas Brandão
Heloísa Midori Matsuda
Felipe Zanfelice arte
Toco Alves

produção/ production
Vanessa Remonti
Janaina Dalri

sequência trilhos- animação 3D/ rails sequence- 3D animation
Fernando Riccioppo
………………………….

assistência de produção executiva/ assistance of executive production
Helena Botelho
Robson Figueiredo
Tainá Maneschy

assistência de produção
Maria Montesanti
Raquel Fortes

estágio em produção
Arthur Pires
Daniela Urzeda
Marcela Bruscato
Nina Faccio
Tamires Guimarães
.
.
.
.
.
.
.
source: mask9
缺少父亲的男孩离开村庄,发现了一个被动物机和奇怪生物支配的梦幻世界。该片通过一个孩子的眼睛讲述了现代世界的问题。
.
.
.
.
.
.
.
source: comkids
Con una interesante mezcla de conceptos de arte y una profundización narrativa que se apropia de la infancia y de la mirada infantil, el largometraje de animación “O menino e o mundo” (“El niño y el mundo”, trad. libre) de Alê Abreu (Garoto Cósmico, Espantalho) viene encantando audiencias por los sitios donde pasa. Con lindas interpretaciones de referencias de las artes visuales, del cine y de diversos otros lenguajes, encuentra un espacio singular en la experiencia del cine infantil y para niños de toda edad.

Con la partida de su padre, el chico comienza una jornada en su búsqueda. De intensa delicadeza, los descubrimientos del mundo se filtran por medio de la interpretación infantil, en naves-bichos y en piscinas de algodón. Cuestiones filosóficas, sociales y culturales se pincelan con la ligereza de los ojos infantiles. En caminos fantásticos, también parte hacia su jornada de crecimiento, llevando consigo una permanente esperanza.

La producción ya ganó varios premios, entre ellos el de largometraje de animación del importante Festival Internacional de Animación de Ottawa, con mención de honor del jurado, y de mejor película brasileña en el Premio de la Juventud de la 37ª Muestra Internacional de Cine de Sao Paulo.

Con estreno previsto para enero, la animación tiene la distribución internacional de la Espaço Filmes para Cinema, y de la Elo Company para televisiones brasileñas e internacionales. La película se produjo en 4 años, contando con el patrocinio de la Petrobrás, del BNDES y de la Sabesp por medio del FSA y con el soporte de la Secretaria de Estado de la Cultura, Cinema Paulista y ProAC. El plan de divulgación cuenta con varias estrategias, entre ellas el estreno del clip de música “Aos olhos de uma criança” (“A los ojos de un niño” trad. libre), de Emicida.
.
.
.
.
.
.
.
source: telatelacartacapital
O Menino e o Mundo, do paulista Alê Abreu, foi indicando na quinta-feira, ao Oscar de melhor longa de animação. Vencedor do Festival de Annecy 2014, considerado o mais importante do gênero do mundo, um ‘Cannes da Animação’, O Menino e o Mundo acabou sendo deixado de lado na lista dos finalistas ao Oscar em 2015 e voltou com força este ano.

Surpreso, Alê Abreu declarou ao TelaTela, pouco depois do anúncios dos finalistas ao prêmio da Academia, que ainda “estava um pouco tonto” com a notícia. O criador, que disse que não esperava estar na lista de finalistas, afirmou:

“Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar.”

Abreu concorre agora à estatueta com nomes fortes como Divertida Mente, Anomalisa, Shaum, o Carneiro e Quando Estou com Marnie. Divertida Mente levou também uma indicação a melhor roteiro original, deve levar o prêmio.

Contudo, a indicação de O Menino e o Mundo dá força não só ao cinema de animação brasileiro, que se desenvolveu muito nos últimos anos, mas também à animação autoral, que combina traços artesanais (Abreu usou desde técnicas a lápis a aquarela em papel, passando por trechos documentais) até os já tradicionais programas de computador, que atualmente são maioria quando se fala em filmes animados em longa-metragem.

Muito por isso, Abreu também declarou: “Um momento importante, onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema. Como disse o New York Times, somos o Outside In! Black Horse, segundo o IndieWire! Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos lutar até o final para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! Airgela! Viva a animação brasileira!”

Em O Menino e o Mundo, um garoto parte de sua pequena aldeia em busca de seu pai, que deixou a família para se aventurar por caminhos não muito coloridos.

Seguindo o som da flauta tocada pelo pai, o menino se depara com um universo vertiginoso e, ao mesmo tempo, muito real, em que questões como as condições precárias de trabalho no campo e a exploração da mão de obra operária nas fábricas das grandes cidades se contrapõem a imagens poéticas e líricas.

“A história surgiu naturalmente. Eu estava pequisando material para um outro projeto, o Canto Latino, uma animação documental que trata da formação política e social da América Latina. Um certo dia, descobri em um dos meus cadernos de anotações, o rabisco de um menino que me encantou pelo forma como ele tinha sido desenhado, em que o rigor se somava à liberdade dos traços”, comentou o diretor.
.
.
.
.
.
.
.
source: slatefr
Ovni dans la production animée pour enfants, Le Garçon et le monde, film brésilien sur les écrans depuis le 8 octobre, a de quoi dérouter. Les thématiques? L’écologie, le droit du travail ou même la mondialisation. Ancré dans le folklore sud-Américain par le choix des couleurs et des musiques, le film suit le parcours d’un petit paysan à la recherche de son père, parti travailler dans une grande usine de la ville voisine. La découverte de ce monde inconnu par le garçon est une symphonie visuelle hallucinante, la preuve de la vivacité du cinéma pour enfants pour peu qu’on s’autorise toutes les folies graphiques.
.
.
.
.
.
.
.
source: cinetecadibolognait
In seguito alla scomparsa del padre, un bambino parte alla scoperta di un mondo fantastico e un po’ sinistro, fatto di strane creature a metà fra esseri viventi e macchine. Un gioiello d’animazione realizzato con tecniche miste, che racconta attraverso gli occhi di un bambino le storture del mondo contemporaneo. Sulle note di una travolgente colonna sonora di folk brasiliano. Vincitore di oltre quaranta premi nei festival di tutto il mondo, è distribuito da Cineteca di Bologna.
Animazione. Dai 6 anni in su