MOVIEBARCODE
STAR TREK VI- THE UNDISCOVERED COUNTRY
source: amusingplanet
Movie Bar Code is based on a simple but amazing concept – take every frame in a movie and compress it into a line. Then put them next to each other and you get a barcode of the movie. Movie Bar Code is brilliant because it gives an interesting perspective into the color palette used by different movies.
.
.
.
.
.
.
.
source: bitaitesorg
Grandes clássicos do cinema (e muitos outros) comprimidos numa espécie de código de barras representando as cores e tonalidades presentes em cada filme – é esta a ideia do criador do blogue Movie BarCode.
O filme é totalmente digitalizado. Em cada frame é atribuída uma cor: aquela que, em média, aparece mais nesse frame.
Os frames são então alinhados segundo a sequência original do filme, da esquerda para a direita, de cima para baixo.
Esta técnica não foi criada no Movie BarCode, mas por Jason Salavon, professor assistente de Artes Visuais na Universidade de Chicago. Salavon aplicou-a em 2000 no filme Titanic e, um ano depois, num trabalho para a MTV: um top10 dos melhores vídeos de todos os tempos, como se pode ver nesta página. Salavon também digitalizou vários filmes usando o mesmo processo.
O autor do blogue Movie BarCode, entrevistado pela Wired em Março do ano passado, preferiu não revelar a sua identidade.
Explicou que o processo pode levar várias horas a obter e que a escolha dos filmes a digitalizar e dividir em frames verticais não é feita em função da qualidade dos filmes mas do resultado visual esperado. Por essa razão, prefere filmes com planos mais longos – os de Stanley Kubrick ou Alfred Hitchcock, por exemplo