highlike

THALES LEITE

Véus

source: arteseanp

Série de imagens que revela as transformações dos espaços urbanos, a mostra fotográfica “Véus”, do carioca Thales Leitepoderá ser vista durante a 3ª Mostra do Programa de Exposições 2011 do Centro Cultural São Paulo (CCSP), até o dia 29 de janeiro, na Capital. São 15 fotografias e um políptico de seis imagens, que abordam as linhas, os padrões e as estruturas das redes de contenção de edifícios em obras, explorando questões da passagem do tempo e da ocupação dos espaços.

Ao se lançar um olhar mais atento sobre as imagens de Véus, porém, nota-se a ausência de pessoas, cores ou referências que identifiquem os prédios ou os lugares. Isto porque, para o artista, mais importante do que a identificação da construção é a descoberta do momento transitório. Thales ignora escalas e perspectivas arquitetônicas, utilizando do alto contraste para compor imagens que são a representação dessas efêmeras e monumentais esculturas urbanas.

As fotografias, que passam um caráter vagante e casual, são resultado de pesquisa, iniciada em 2009, das estruturas poéticas nas áreas metropolitanas, onde a arquitetura adquire por meio das fotografias caráter escultórico.

Para o pesquisador e arte-educador Cayo Honorato, as fotografias do artista possuem uma redução compositiva que faz com que as fachadas tomem o lugar de estruturas e que o necessário se torne ornamento. “Elas não se interessam por diferenciar os desejos concretos de renovação dos de preservação. Ao mesmo tempo em que emprestam à arquitetura certa solenidade atemporal, exibem-na com algum encanto por meio do que move e muda, como se meditasse na vida e morte das formas, na beatitude da luz, no presságio das sombras”, afirma.

Já sob a perspectiva da arquiteta e urbanista Elisabete Reis, o olhar diferenciado ao capturar cenas cotidianas é o que mais chama a atenção na exposição. Em sua leitura, ao valorizar as possíveis insinuações das existências arquitetônicas, seus rastros e restos, Thales instiga o olhar do observador até uma sensibilidade sutil da cidade em suas inumeráveis possibilidades de interpretação.

A série “Véus” foi selecionada, entre mais de 380 trabalhos inscritos para realizar uma exposição individual em espaço coletivo no Centro Cultural São Paulo. Assim como Thales Leite, outros 17 artistas foram escolhidos pela Curadoria de Artes Visuais do CCSP para participarem, ao longo do ano, do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, que chega em 2011 asua 22ª edição.