highlike

OTAVIO DONASCI

videocriaturas

source: artedigital

Donasci celebrizou-se no campo do videoteatro pelas suas videocriaturas. A idéia básica da videocriatura era criar um híbrido, uma espécie de cyborg, metade gente metade máquina, utilizando um monitor de TV colocado, através de armações de plástico, em cima de um ator escondido sob mantos pretos.

A tela de monitor, ligada a um gravador de vídeo por cabos ou por transmissão sem fio, mostra a imagem de um rosto recitando monólogos ou dialogando ao vivo com o público ou com outras videocriaturas. O efeito é low tech, feito com equipamentos domésticos de vídeo e recursos artesanais, improvisado á maneira brasileira, com os conhecimentos de eletrônica que Donasci foi adquirindo na prática.

A proposta para as videocriaturas é simples e precisa. Trata-se de ampliar os recursos expressivos do ator com a incorporação da linguagem dos meios audiovisuais. No ano de 2010 as Videocriaturas completaram 30 anos, e no dia 3 de março foi realizado o evento 30 anos videocriaturas: edição dos arquivos de Otavio Donasci no Centro Cultural Banco do Brasil.